segunda-feira, 7 de março de 2011

MAIS UMA SUGESTÃO DE LEITURA


Editora: Campus
Autor: ROBERT T. KIYOSAKI & SHARON L. LECHTER
Origem: Nacional Ano: 2002
Edição: 53
Número de páginas: 186
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

RESUMO DE Pai Rico, Pai Pobre. Conta a história de Robert Kiyosaki e seu amigo Mike. Robert era filho de um professor universitário, que tem o privilégio de ter a orientação de dois pais, um rico e outro pobre. O pai rico que chamamos é pai de seu amigo Mike, e o pai pobre é seu pai, um homem muito instruído e inteligente. Ambos homens influentes e bem sucedidos em suas carreiras, embora um sempre com dificuldades financeiras. Os dois acreditam na educação, mas com visões diferentes. Um dizia: "O amor ao dinheiro é a raiz de todo o mal" o outro "A falta de dinheiro é a raiz de todo o mal".

Todos os indivíduos possuem uma gama de atributos para que possam tornar-se empreendedores bem sucedidos. E, por que isso não ocorre? A principal causa á a falta de autoconfiança, pois no mundo fora dos centros de informação (escolas) são exigidas habilidades que lá não foram desenvolvidas, tais como garra, ousadia, coragem, audácia, esperteza e tenacidade, entre outras. Por isso precisamos desenvolver nossa capacidade de avaliar e assumir riscos administrando-os em cada oportunidade que nos aparece.
Parte da resenha do portal www.administradores.com

sábado, 5 de março de 2011

DO LIVRO OPORTUNIDADES DISFARÇADAS


ATÉ UM CONSTRANGIMENTO PODE GERAR UM GRANDE INVENTO. EM 1949, O EXECUTIVO DO MERCADO FINANCEIRO FRANK MACNAMARA HAVIA CONVIDADO DOIS COLEGAS PARA JANTAR NUM LUXUOSO RESTAURANTE DE NOVA YORK. NO FINAL DA REFEIÇÃO, PORÉM, ELE TEVE UMA SURPRESA: DESCOBRIU QUE HAVIA ESQUECIDO A CARTEIRA NO ESCRITÓRIO.
.
O DONO DO ESTABELECIMENTO NÃO FOI NADA COMPREENSIVO. DISSE JÁ TER RECEBIDO VÁRIOS CALOTES NA VIDA E AMEÇOU CHAMAR A POLÍCIA. FRANK TAMBÉM SE IRRITOU, DISSE QUE ERA UM HOMEM IMPORTANTE E QUE SE COMPROMETIA A QUITAR A DÍVIDA NO DIA SEGUINTE. MAS NÃO TEVE ACORDO E ELE FOI OBRIGADO A LIGAR PARA SUA ESPOSA E PEDIR PARA ELA LEVAR O DINHEIRO.
.
O EXECUTIVO SAIU DO ESTABELECIMENTO ARRASADO E OFENDIDO. AFINAL, COMO ELE, UM PROFISSIONAL BEM-SUCEDIDO E CONCEITUADO, PÔDE SER CONFUNDIDO COM UM SUJEITO QUALQUER? NAQUELE MOMENTO, TODO O PATRIMÔNIO, PRESTÍGIO E BENS NÃO LHE GARANTIRAM UM TRATAMENTO DIFERENCIADO NEM UM VOTO DE CONFIANÇA.
.
PENSANDO NUMA FORMA DE DISTINGUIR AS PESSOAS, FRANK IMAGINOU CRIAR UM CLUBE FECHADO, COMPOSTO POR PESSOAS ENDINHEIRADAS COMO ELE, CUJOS PARTICIPANTES PUDESSEM OBTER CRÉDITO APENAS APRESENTANDO UM ...CARTÃO.
.
ESTÁ É A HISTÓRIA DO NASCIMENTO DO PRIMEIRO CARTÃO DE CRÉDITO DA HISTÓRIA DINERS CLUB. INICIALMENTE, 27 RESTAURANTES DE NOVA YORK SE ASSOCIARAM AO NOVO SERVIÇO. OS 200 PRIMEIROS INTEGRANTES DO CLUBE FORAM JUSTAMENTE OS MELHORES AMIGOS DE FRANK, DOIS DOS QUAIS ESTAVAM PRESENTES NAQUELE FADÍTICO JANTAR.
.
DO LIVRO OPORTUNIDADES DISFARÇADAS DO PUBLICITÁRIO CARLOS DOMINGOS PAGS. 142 E 143



. ERA UMA NOITE DE SÁBADO DE 2009. ENQUANTO SUA MULHER SE VESTIA. JOHN OLHAVA AFLITO PARA O RELÓGIO DE PULSO. PREOCUPADO EM NÃO SE ATRASAR PARA O TEATRO, ELE RESOLVEU APRESSAR SUA PARCEIRA:
-ANDE LOGO, OU VAMOS PEDER A PEÇA...
- CALMA, QUERIDO. ESTOU COLOCANDO O SAPATO.
.
PARA NÃO SE IRRITAR, JOHN SE SENTOU NO SOFÁ, ACENDEU UM CIGARRO E SE RECORDOU DE UM DESAFIO PASSADO RECENTEMENTE PELO SEU PATRÃO. A EMPRESA EM QUE TRABALHAVA, A HENKEL, PRODUZIA COLA LÍQUIDA. E AGORA ESTAVA EMPENHADA EM DESENVOLVER UM ADESIVO MAIS PRÁTICO, NO ESTADO SÓLIDO QUE NÃO ESCORRESSE NEM CAUSASSE ACIDENTES. JOHN MATUTAVA SOBRE ISSO QUANDO ESCUTOU SUA MULHER DIZER:

- JÁ ESTOU INDO. SÓ FALTA O BATOM.
.
NESSE MOMENTO, O HOMEM TEVE UM ESTALO. TALVEZ O MECANISMO DO BATOM PUDESSE SER ADAPTADO PARA ACIONAR A COLA EM BASTÃO. IMEDIATAMENTE, ELE PEGOU UM PAPEL E REGISTROU SUA IDÉIA. TALVEZ TENHA SIDO UMA DAS RARAS VEZES EM QUE O MARIDO AGRADECEU A SUA MULHER POR DEMORAR A SE ARRUMAR.
.
LOGO NA SEGUNDA - FEIRA DE MANHÃ, O HOMEM LEVOU A SUGESTÃO A SEUS SUPERIORES. O RESULTADO? ALGUNS MESES DEPOIS AINDA EM 1969, FOI LANÇADA NOS ESTADOS UNIDOS A COLA PRITT.
.
DO LIVRO OPORTUNIDADADES DISFARÇADAS DO PUBLICITÁRIO CARLOS DOMINGOS PAGS. 113 E 114



.
EM MEADOS DO SÉCULO XIX A CORRIDA DO OURO NA CALIFÓRNIA ATRAIU MAIS DE 300 MIL PESSOAS PARA A REGIÃO. ERA GENTE VINDA DOS ESTADO UNIDOS, CANADÁ E EUROPA. EM MEIO A MULTIDÃO HAVIA UM JOVEM DE 24 ANOS, ANGUSTIADO.
.
UM RAPAZ RECEM- CHEGADO DA BAVÁRIA, REGIÃO AO SUL DA CALIFÓRNIA, HAVIA INVESTIDO TODAS AS SUAS ECONOMIAS EM TECIDOS PARA BARRACAS. O PROBLEMA É QUE CHEGARA TARDE DEMAIS. OS PRIMEIROS VENDEDORES JÁ HAVIA SUPRIDO A NECESSIDADE DOS MINEIROS, PARA COMPLICAR O TECIDO ERA EXAGERAMENTE RESISTENTE E, PORTANTO, NINGUÉM PRECISAVA RECOMPRÁ-LO.
.
RECOSTADO AO SEU BALCÃO, ELE MATUTAVA O ASSUNTO QUANDO FOI INTERROMPIDO PELO HOMEM COM PICARETA NA MÃO.
- O SENHOR TEM CALÇA AÍ?
- CALÇAS?
- É...AS MINHAS RASGARAM. PRECISO DE OUTRAS. MAS BEM RESISTENTES.
.
O JOVEM REPAROU NA VESTIMENTA DO MINEIRO: UM MACACÃO EM FRANGALHOS, COM TECIDO PUÍDO E BOLSOS ESTOURADOS CHEIOS DE REMENDOS. OLHOU EM VOLTA E VERIFICOU QUE ESTA ERA A REALIDADE DE TODOS OS GARIMPEIROS. IMAGINE COMO AQUILO DEVIA PREOCUPÁ-LOS. OS HOMENS COSTUMAVAM GUARDAS AS PEPITAS DE OURO NOS PRÓPRIOS BOLSOS.
.
DE REPENTE, O BÁVARO TEVE UM ESTALO. PEDIU AO SUJEITO PARA VOLTAR MAIS TARDE PORQUE ELE TERIA A CALÇA RESISTENTE. EM SEGUIDA, POS O ROLO DE LONA DEBAIXO DO BRAÇO E FOI PROCURAR UM ALFAITE.
- VOCÊ PODE FAZER UMA CALÇA COM ESTE TECIDO?
- COMO LONA? É MUITO GROSSO. QUEM VAI QUERER UMA CALÇA TÃO DESCONFORTÁVEL, ÁSPERA E RESISTENTE?
.
O MUNDO INTEIRO. ESTA É A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO JEANS A MAIS UNIVERSAL ROUPA CRIADA PELOS HOMENS. AS CALÇAS E MACACÕES CRIADOS POR LEVI STRAUSS EM 1873 RAPIDAMENTE SE TORNARAM POPULARES ENTRE OS MINEIROS, DEPOIS CONQUISTARAM AS CIDADES AMERICANAS E, FINALMENTE TODO O PLANETA.
DO LIVRO OPORTUNIDADES DISFARÇADAS - DO PUBLICITÁRIO CARLOS DOMINGOS PAG.82
............................................................................................
.
PENSE NISSO: A ATUAL SITUAÇÃO DO DESAQUECIMENTO DA ECONOMIA, CRISE DE CRÉDITO E MERGULHO NA RECESSÃO, NÃO ESCONDE ALGUMA OPORTUNIDADE PARA SEU NEGÓCIO? QUANDO TODO MUNDO ESTIVER DEIXANDO UM SEGMENTO, PODE SER UM MOMENTO CERTO PARA VOCÊ ENTRAR.

EM MEADOS DE 1980, O MERCADO DE VIDEOGAMES DEU SINAL DE ESGOTAMENTO. DE UMA HORA PARA OUTRA, AS PESSOAS DEIXRAM DE COMPRAR E OS JOGUINHOS ENCALHARAM NAS PRATELEIRAS. PESQUISAS CONFIRMARAM QUE REALMENTE OS CONSUMIDORES HAVIAM PERDIDO O INTERESSE. OS PARTICIPANTES DAS PRINCIPAIS MARCAS - ATARY, ODISSEY E INTELLEVISION - RESOLVERAM ABANDONAR O SEGMENTO.


MAS OUTRO CONCORRENTE, COM AS MESMAS PESQUISAS NA MÃO, TINHA CONCLUSÃO DIFERENTES: A QUEDA DAS VENDAS PODERIA SER RESULTADO DA FALTA DE NOVIDADES OU LANÇAMENTO EMPOLGANTES. OU SEJA, A CULPA ERA DOS PRÓPRIOS FABRICANTES QUE HAVIAM SE ACOMODADO. TALVEZ A ERA DOS ELETRÔNICOS MAL TIVESSO COMEÇADO. A EMPRESA ENTÃO FEZ UM MOVIMENTO CONTRÁRIO: ENTROU COM TUDO NO FILÃO DAS DIVERSÕES ELETRÔNICAS.


SUA PRIMEIRA AÇÃO FOI DIRECIONAR OS PRODUTOS E A COMUNICAÇÃO PARA AS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS QUE NÃO TINHAM CONHECIDO OS JOGUINHOS TRADICIONAIS - E QUE, PORTANTO, NÃO POSSUIAM RESISTÊNCIA ALGUMA. ASSIM, A EMPRESA CONSEGUIU COLOCAR SEUS JOGOS DE ÚKTUNA GERAÇÃO NA CASA DAS PESSOAS.


FOI UMA ESTRATÉGIA GENIAL: AO OBSERVAR OS IRMÃOS MAIS JOVENS S DIVERTINDO PARA VALER COM JOGOS ELETRIZANTES COMO SUPERMARIOSBROS, OS MAIS VELHOS VOLTARAM A SE INTERESSAR, A MARCA LANÇOU ENTÃO JOGOS MAIS DESAFIADORES. FOI ASSIM QUE A NITENDO RESSUCITOU O NEGÓCIO DE VIDEOGAME E APROVEITOU A DENBANDADA PARA SE APODERAR DO SEGMENTO. POUCO TEMPO DEPOIS, TINHA 80% DE UM MERCADO QUE NÃO PAROU MAIS DE CRECER.


DO LIVRO OPORTUNIDADES DISFARÇADAS - PULICITÁRIO CARLOS DOMIGOS - PAGS.21/22