sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A História do Lenhador - Eficiência e eficácia

.
.
 
 
A HISTÓRIA DO LENHADOR
 
.
                   Diz uma história que certa vez um jovem lenhador resolveu desafiar o mestre de seu vilarejo. Este homem era um senhor já de idade, mas muito respeitado em sua profissão. Conhecia todas as técnicas e era quem tinha sempre a maior produção entre os lenhadores.
.
                  O jovem convencido de que era melhor do que ele, fez o desafio. Nessa região os desafios eram eventos que agitavam os moradores locais.  Ser melhor lenhador era um título que conferia "status", respeito e admiração.
.
                 O jovem se preparou muito até o dia marcado. Chegando, cumpriram o ritual que devia anteceder a competição. Cada qual deveria usar apenas um machado. Venceria aquele que cortasse mais árvore num período de 8 horas.
 
                 Cabe aqui um pequeno comentário, para que a história não tenha um sentido politicamente incorreto, ou seja, antiecológico. Vale destacar que se tratava de um reflorestamento específico para fins industriais e que o mesmo estava dentro das regras ambientais. Assim, dito, foi iniciado o embate. Ambos começaram a atividade com vigor.
 
                Após um longo período, o lenhador mais jovem, ao olhar para trás viu o mestre sentado. E continuou a labuta. Por várias vezes o mancebo ao olhar em direção ao experiente lenhador o via sentado. Logo imaginou o cansaço do mesmo devido à idade e que com isso a sua vitória seria fácil.
 
               Ao final do período estipulado, os juizes foram contar o número de árvores que cada um havia derrubado. O sorriso do jovem traduzia sua certeza de vitória. Porém, o mesmo se viu decepcionado ao ouvir o resultado. Havia perdido por uma boa  diferença. Inconformado questionou o mestre como poderia ter perdido se sempre que olhava para trás, o via sentado. O experimentado senhor disse - lhe: todas as vezes que me via sentado eu estava a amolar meu machado.
.
              Enquanto o jovem lenhador só se preocupava com a tarefa ( derrubar árvores) seu machado ia cegando. A cada nova árvore era necessário depender muito mais força e tempo. Ao contrário do mestre que planejou e se preocupou no como fazer melhor. Essa é a grande distinção entre o significado de eficiência e eficácia.
.
             Imagine quem estava mais exausto ao final da competição? Certamente o mais jóvem e não o mais velho que soube dosar sua energia e preparar sua ferramenta adequada.
.
Revalie seus métodos. Descubra um jeito melhor de fazer as coisas. Isso poderá gerar economia de tempo, material, equipamento e poderá traduzir-se em um diferencial em sua carreira ou empresa. Faça certo e da maneira certa. Não fique preso somente ao fazer, mas fazer da melhor maneira possível. Você só tem a ganhar sendo EFICAZ. Por isto, da próxima vez que lhe pergutarem se você é eficiente ou eficaz, você possa responder confiante: EFICAZ! Não espere. Faça melhor!
 
.
1. Comente o comportamento do jovem e do mestre.
 
2. Defina eficiência e eficácia.
 
3. Quem no texto foi mais eficiente e eficaz? Explique.
 
4. Descreva a importância da força jovem e do experiente para a Adminstração.
 
5. Que lições de Administração nos passa esse texto?


Nenhum comentário:

Postar um comentário