domingo, 27 de abril de 2014

ESTUDO DE CASO - CYBERBERÇÁRIOS

.

Cyberberçários
 

            Em 1991, um grupo de alunos da Escola de Ciências da Computação da Cambridge University criou a primeira câmara ligada a um website (webcam). Os alunos focaram a câmara na máquina de café da faculdade, de maneira que os funcionários pudessem ver uma imagem “ao vivo” da máquina, atualizada após alguns minutos, diretamente na tela de seus computadores. Isso lhes permitiu verificar se a jarra da máquina não estava vazia antes de saírem de suas mesas para tomar café.

            Melhor uso das webcams foi feito em 1996 quando Jennifer Ringley, designer de wec-page de Washington, DC, instalou em seu apartamento uma câmara que funcionava nas 24 horas do dia. Em razão das webcams serem relativamente barata e fáceis de instalar, com um sistema básico que exige apenas um microcomputador acoplado a uma câmara, uma placa de captura de vídeo e de uma linha telefônica ligada à Internet, elas são agora empregadas em uma variedade de situações. Agora a cerca de 10.000 webcams no mundo transmitindo imagens durante as 24 horas do dia. Qualquer pessoa conectada a internet pode ver alguma imagens extremamente excitantes e incomuns, incluindo as condições a 3.880 metros de altura no Monte Everest, o topo da pista de esqui em Lake Tahoe, paisagens da selva africana, vista do Palazzo Senatorio de Roma, casamentos na capela Little White, em Las Vegas, e até o conteúdo da geladeira de uma família sueca!

            Uma inovação recente foi a chegada das webcams aos berçário, o que permite aos pais ansioso usar seus computadores no trabalho ou em casa para verem “ao vivo” seus filhos. A segurança é rígida, com encriptação (codificação para evitar utilização indevida) das fotos e necessidades de senhas de acesso. As fotos que recebem são imagens simples, atualizadas a cada minuto, mas a qualidade é suficiente para os pais verem seus filhos, relaxados e felizes, e desfrutar a alegria da vida!

            Enquanto pais e avós estão usufruindo dessa inovação, outros fazem fila para condená-la. Alguns psicólogos estão preocupados que ela se torne um substituto na tela do envolvimento na criação de um filho, ou que simplesmente alivie a culpa das mães que trabalham fora de casa. Outras pessoas chocam-se, porque ela aumenta a paranoia atual sobre a segurança da criança. Entretanto, no momento em que os cuidados com as crianças estão necessitando de uma dose de confiança, e como mais pais trabalham fora, os cyberberçários deve logo ser lugar-comum.
Questões:
1.      Quais são as vantagens e desvantagens de ter webcams em berçários?
2.      Como você acha que o serviço tem mudado como resultado da webcam?
3.      Você conhece algum caso concreto que a webcam foi usada negativamente?
4.      Que cuidados deve ter o administrar de serviço ao utilizar esse sistema?


Do livro Administração de Operações de Servio – Robert Johnston Graham Clark – Atlas
Baseadio em Big mother is watching you. London Evening Standard, 5 Nov.,1999, p10-11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário