segunda-feira, 15 de março de 2010

NOTICIÁRIO DA BBC DE LONDRES - ESTUDO DE CASO


Sede da BBC de Londres

ESTUDO DE CASO

O NOTICIÁRIO DE NOVE HORAS DA BBC NÃO PODE ATRASAR

Algumas notícias dependem de pontualidade, consistência e permanência de suas operações. Assim é o negócio de notícias. Um jornal diário entregue com um dia de atraso torna-se parcialmente supérfluo. No entanto, a operação de notícias onde a confiabilidade é, talvez mais crítica é a notícia da televisão. O noticiário de nove da BBC começa exatamente às nove horas e dura, exatamente 30 minutos (a menos que uma decisão de programação seja tomada para a cobertura de um evento esportivo ou para circunstâncias especiais). À habilidade da BBC atingir esse nível de confiabilidade é possível pela tecnologia empregada na captação e na edição das notícias.

Por exemplo, até recentemente um editor de notícias programava em videoteipe a contagem regressiva de cinco segundos antes de iniciar o programa. A tela mostrava o número de contagem e a equipe esperava ansiosamente os visuais aparecerem para se assegurarem de que o teipe correto havia, de fato, sido carregado. Com nova tecnologia, a rodagem de teipe pode começar com uma tela congelada até o momento do início ser acionado.
A equipe confia no processo. Além disso, a tecnologia confere um nível de flexibilidade que garante confiabilidade, mesmo quando a transmissão normal é interrompida para notícias de fato extraordinária. Hora antes, jornalistas e editores preparam um estoque de itens eletronicamente gravados. O apresentador prepara seu comentário no teleprompter (tela de leitura) e cada item é programado em termo de segundos. (A partir da experiência, a equipe pode estimar exatamente o tempo que será necessário para a leitura de qualquer número de palavras). Se a equipe precisar ajustes rápidos nos itens programados, a tecnologia de estúdio do noticiário permite que editores façam apresentações ao vivo de jornalistas externos em “tomadas” por satélite, diretamente no programa. Os editores podem ainda dirigir notícias diretamente no teleprompter para leitura simultaneamente de apresentado. Garante desgaste mental, mas que mantém o programa no horário.
REFLITA E RESPONDA
1. Discuta sobre a pontualidade, consistência e permanência dos serviços da BBC.
2. Analise sobre a inovação da tecnologia da BBC e a importância da qualidade de serviços de quem está na linha de frente e na retaguarda.
3. Comente sobre a necessidade da qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade em outros tipos de negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário